Ceia de Natal : receita de Peru ao molho de tangerina light para diabéticos e hipertensos

Receita Natalina - SPA Sorocaba sugere Peru ao molho de tangerina light

Receita de ceia natalina para aqueles que não querem engordar muito, ou que tem problemas de saúde, como diabetes e hipertensão

Para a nutricionista  Renata Fidelis a melhor opção para fugir destas situações é escolher pratos saudáveis, como uma entrada de salada de folhas e legumes crus ou cozidos, por exemplo. Já para o prato principal, as carnes típicas, como chester, peru ou lombo de porco, podem ser consumidas normalmente, pois possuem menor teor de gordura do que os outros tipos de carne, mas devem ser preparadas assadas e com molhos menos calóricos, como os agridoces, que são excelentes opções para realçar o sabor do alimento e melhorar o processo digestivo.

Para a hora da sobremesa o ideal é optar por frutas que são ricas em fibras, vitaminas e sais minerais, porém para as pessoas que não resistem a um doce, há a opção de escolher alimentos preparados com adoçante, já que possuem menos calorias do que aqueles que contêm açúcar tradicional.

“As pessoas diabéticas e hipertensas devem tomar bastante cuidado com os produtos industrializados, como embutidos, queijos amarelos, enlatados, temperos prontos, carnes secas, bacalhau salgado e defumado. Estes alimentos têm alto teor de sódio e provocam o aumento da pressão arterial e retenção de líquidos”, afirma a nutricionista.

Renata ainda reforça que os doces devem ser feitos com adoçante, frutas, iogurte ou leite desnatado,
ricota e gelatina diet. Já os que são compostos por chocolate diet devem ser evitados, pois apesar de não conter açúcar, são ricos em gordura. As bebidas alcoólicas também possuem alto valor calórico, por isso precisam ser consumidas com bastante moderação.

Confira a receita de Peru ao molho de tangerina light que a nutricionista Renata Fidelis preparou:

Ingredientes:
:::: 120 g de peito de peru;
:::: 10 g de cebola;
:::: 2 g de alho;
:::: 2 g de amido milho;
:::: 50 ml de suco de tangerina;
:::: 2 g de azeite.

Modo de preparo:
:::: Assar o peru. Na assadeira, aproveite o caldo do próprio peru para fazer o molho.
:::: Fatie o peru e faça a decoração a gosto. A porção possui apenas 189 calorias.